O projeto luminotécnico é um dos processos essenciais na implantação do que é conhecido como quarta revolução industrial.
Também conhecida como Indústria 4.0, esse movimento tem por objetivo transformar o setor fabril, possibilitando aos empreendimentos:
- otimizar processos,
- melhorar a qualidade dos produtos e serviços,
- contribuir para uma gestão assertiva,
- reduzir o consumo de energia.
A sobrevivência e o crescimento das indústrias se dará pela adoção de tecnologias digitais que possibilitam o aumento da produtividade e a redução dos custos operacionais.
A eficiência energética nesse processo é fundamental para que se alcance os objetivos desejados.
Neste post apresentamos a relação entre o projeto luminotécnico e a Indústria 4.0. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!
O que é um projeto luminotécnico?
O projeto luminotécnico é um estudo efetuado por profissionais especialistas em iluminação, apontando as melhores alternativas para garantir em determinado ambiente:
- funcionalidade,
- conforto,
- economia
A combinação da luz natural e o uso da iluminação artificial faz toda a diferença em um ambiente de chão de fábrica que precisa apresentar as condições ideais de luminosidade para que se alcance produtividade e qualidade.
Segundo Steven Ashby, diretor da Pacific Northwest National Laboratory, 54% da energia utilizada no mundo é direcionada para as indústrias.
Do total da energia destinada aos processos fabris, 42% é desperdiçada, principalmente em função da perda de calor e iluminação insuficiente.
O projeto luminotécnico tem por objetivo eliminar esses desperdícios e possibilitar as condições ideais para o desenvolvimento dos trabalhos industriais.
Qual sua relação com a Indústria 4.0?
A economia de energia elétrica e a qualidade da iluminação são pontos fundamentais da Indústria 4.0.
Um dos pontos principais desse movimento está exatamente na eficiência energética, sendo um dos pilares da quarta revolução industrial.
A combinação do uso da tecnologia com a visão sustentável permitem às fábricas que adotam esses novos conceitos, dentre os quais o desenvolvimento de projeto luminotécnico, as seguintes situações:
- criação de soluções sustentáveis,
- otimização dos processos produtivos,
- melhorar a qualidade do ambiente de trabalho,
- diminuir o uso de recursos,
- assegurar o alto rendimento dos processos industriais.
Como um projeto luminotécnico é feito?
Os profissionais da área de iluminação, a partir de um estudo aprimorado das condições e da realidade de algum ambiente fabril, desenvolvem e apresentam as melhores sugestões para o atendimento dos quesitos já mencionados.
Isso ocorre a partir das seguintes ações:
- mapeamento do espaço,
- objetivos a serem atingidos,
- montagem do pré-diagnóstico,
- identificação das necessidades,
- avaliação dos pontos críticos,
- análise da arquitetura,
- apresentação do projeto luminotécnico.
Após a aprovação, o projeto deverá ser executado com a presença dos profissionais responsáveis pela sua implantação.
Conheça a Stylux Brasil!
A Stylux Brasil é uma empresa especializada no desenvolvimento de projeto luminotécnico, contando com a expertise italiana.
Apresenta soluções sustentáveis, inovadoras e eficientes, oferecendo um amplo portfólio e uma filosofia de trabalho única que envolve investimentos conjuntos e a participação dos resultados junto a seus clientes.
Os cases de sucesso comprovam a eficiência e os resultados obtidos pela clientela a partir do desenvolvimento desses projetos, nos quais se combinam qualidade, produtividade, sustentabilidade e diminuição de custos.
Para conhecer mais a esse respeito e implantar em seu negócio um projeto luminotécnico de alta qualidade, contate a Stylux Brasil e conheça as possibilidades existentes para que seu empreendimento possa se beneficiar dos conceitos da Indústria 4.0!
(Imagens: divulgação)