Parque de Iluminação Pública: a nova tendência das grandes cidades

Garantir a eficiência do parque de iluminação pública da cidade é responsabilidade de todo município no Brasil. Porém, hoje, diferentemente do que muitos gestores ainda imaginam, essa prática não visa somente levar “luz” aos ambientes e espaços públicos, mas também pode – e deve – agregar diversos outros fatores em seu conceito, como segurança, estética, praticidade e, principalmente, sustentabilidade às suas administrações.

E para entender melhor como é possível investir de forma inteligente e modernizar o parque de iluminação pública de seu município, trazendo vantagens práticas à gestão e bem-estar aos cidadãos, nós separamos algumas dicas e informações úteis sobre o que tem sido tendência neste tema.

Portanto, sem mais delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!

Uma nova tendência no parque de iluminação pública no Brasil

Já amplamente aplicado em países da Europa e nos Estados Unidos, o conceito da nova iluminação pública se estende a diferentes aspectos, muito além da iluminação propriamente dita.

Isso significa que muitos projetos levam em consideração fatores que vão desde a disposição estética das instalações, até a eficiência e sustentabilidade de suas redes.

Mas essa tendência não se limita unicamente a exemplos internacionais. Por aqui, diversos municípios já enxergaram também a importância de investir em parques de iluminação pública eficientes e modernos, como é o caso de Campinas, Aracaju, Franco da Rocha e Feira de Santana.

Em todos os casos, além da garantia de uma iluminação de qualidade, há também perspectivas positivas para economia de consumo, redução de custo, maior controle operacional e de práticas mais sustentáveis.

PPPs fomentam o investimento na iluminação pública dessas cidades

Para trazer mais detalhes sobre estes cases brasileiros, vale destacar que, em todos os municípios destacados acima, a iniciativa de modernização de seus parques de iluminação pública se deu a partir de parcerias público-privada.

No caso de Campinas, por exemplo, a PPP prevê investimentos na casa de R$ 256 milhões ao longo de 13 anos, no qual uma das transformações mais significativas do projeto é a instalação de lâmpadas LED de alta eficiência e a implementação de um sistema de telegestão, o que deve reduzir em até 70% o consumo de energia elétrica na cidade.

O mesmo se seguiu no caso das cidades de Aracaju, Franco da Rocha e Feira de Santana, todas as três beneficiadas com recursos federais do FEP (Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas).

Após a assinatura dos contratos dessas PPPs, as prefeituras apostam em uma economia de cerca de 40% nos gastos com energia, o que deve trazer vantagens diretas a mais de 1,4 bilhão de moradores.

Gestão eficiente: o segredo para o sucesso de um parque de iluminação pública

Muito além da assinatura de contratos com as PPPs e da elaboração de projetos modernos, especialistas afirmam que o maior segredo para o sucesso de um parque de iluminação pública se encontra na gestão eficiente das cidades.

E boa parte disso se dá nas soluções implementadas pelos gestores, desde sistemas práticos de comunicação com a população, até a eficiência nas manutenções rotineiras da rede.

Com isso, indica-se que todo parque de iluminação pública realmente eficaz precise proporcionar:

  • Meios de comunicação transparentes, práticos e fáceis com a população;
  • Plano de manutenções preventivas na rede;
  • Sistemas inteligentes para diagnósticos e soluções de problemas;
  • Soluções que contribuam com objetivos de sustentabilidade;
  • Redução de custos com a geração de energias.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a importância do parque de iluminação pública eficiente para as cidades e como novas tendências têm permitido transformar diversos modelos de gestão pelo Brasil e pelo mundo.

E se a sua cidade também busca modernizar e transformar o seu parque de iluminação pública em uma referência de qualidade, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheça as soluções da Stylux para a sua gestão.

(Imagem: divulgação)

Previous Post
Newer Post