Os tipos de fontes de energia renováveis e sua utilização

Em tempos de desmatamentos recordes, riscos de esgotamento de recursos naturais e de mudanças climáticas irreversíveis, o uso de novas fontes de energia renováveis deixa de ser cada vez mais uma simples alternativa sustentável para o planeta para se tornar fator chave crucial para o nosso futuro.

E, muito diferente do que grande parte ainda imagina, a utilização dessas fontes é amplamente viável e eficiente em diversas frentes da economia, seja no meio privado, seja no público.

Por isso, para exemplificar um pouco melhor quais os principais tipos de fontes de energia renováveis disponíveis hoje e suas aplicações práticas, nós preparamos este post com algumas dicas e informações.

Boa leitura!

Quais as principais fontes de energia renováveis e suas aplicações?

Confira alguns exemplos de energia renováveis mais comuns atualmente e como costumam ser aplicadas na prática.

Energia Solar

Entre as principais fontes de energia renováveis, a luz solar é o recurso mais abundante no planeta e um dos mais utilizados como alternativa sustentável na geração energética nos dias de hoje.

Desde iluminação à geração de energia para indústrias, o uso de recursos fotovoltaicos é considerado altamente eficiente, seguro, limpo e com baixíssimo impacto ambiental.

Nas suas mais variadas aplicações práticas, vale destacar:

Biomassa

Também considerada uma fonte de energia renovável, a biomassa se dá a partir da queima de materiais orgânicos, que normalmente seriam descartados ou inutilizados.

Exemplos muito comuns de biomassa para a geração de energia renovável são: bagaço da cana de açúcar, madeira, palhas, óleos vegetais e até detritos de alimentos.

Ainda que o uso da biomassa como fonte de energia renovável libere gases na atmosfera, os impactos causados ao meio ambiente com o descarte (principalmente incorreto) dessas matérias orgânicas podem ser muito maiores e sem nenhum tipo de utilidade benéfica.

Entre suas aplicações, podemos destacar:

  • Geração de energia;
  • Acionamento de máquinas e equipamentos;
  • Combustíveis.

Energia Eólica

Outro recurso inesgotável e que serve como fonte de energia renovável é o vento. A partir dele geramos o que chamamos de energia eólica, que por meio de estruturas e equipamentos específicos como as tradicionais torres, é possível alimentar redes energéticas de todos os tipos.

A aplicação mais comum da energia eólica é como fonte de abastecimento para a iluminação de cidades, indústrias etc.

Energia Geotérmica

Menos popular entre as principais fontes de energia renováveis disponíveis no Brasil, a geotérmica funciona a partir da captação do calor interno da terra por meio de usinas especiais.

Através de dutos, as usinas despejam quantidades de água no subsolo, que naturalmente retorna como vapor, alimentando assim turbinas que vão alimentar outras redes de energia.

E por que é tão importante pensar em energia renovável atualmente?

Como bem destacamos no início, o uso de fontes de energia renováveis está deixando de ser unicamente uma alternativa sustentável para cidades, empresas e pessoas, e passando a ser fator crucial e imprescindível para o futuro de nosso planeta.

Mas além de questões ambientais e da redução dos impactos ocasionados pelo uso de recursos naturais não-renováveis, essas fontes de energia limpa possibilitam agregar muitos outros benefícios e vantagens aos seus investidores, como redução de custos, maior eficiência, isenção e incentivos fiscais etc.

Em resumo, hoje, o uso de fontes de energia renováveis, tanto na esfera pública, como privada, deve ir além do debate sobre sustentabilidade, tendo em vista que muitos outros fatores e benefícios práticos já são realidades para aqueles que investem e apoiam essas iniciativas.

Logo, falar sobre energia renovável atualmente é também tratar de assuntos como responsabilidade socioambiental, redução de custos, tecnologia limpa e resultados satisfatórios para o que se propõe.

Curtiu? Quer saber mais sobre fontes de energia limpa e como podem ser aplicadas na prática? Então, confira algumas soluções propostas pela Stylux Brasil e se informe com mais detalhes.

(Imagem: divulgação)

 

Previous Post
Newer Post