Projeto de iluminação para shopping: saiba como melhorar (e economizar) neste serviço!

Você sabia que a iluminação do shopping pode contribuir para que o consumidor permaneça mais tempo no local consumindo? É isso mesmo: não basta ter grandes corredores e pontos de vendas é preciso investir em iluminação de perfeita qualidade para que os clientes passem mais tempo no shopping fazendo suas compras.

É importante falar sobre este assunto, pois muitos empresários desse segmento não sabem que o projeto de iluminação de shopping deve ser estratégico para criar uma experiência estimulante e confortável para os clientes e que, ao mesmo tempo, esteja adequado para o ambiente, sabendo que a circulação de pessoas é grande, diariamente.

Bom, se você deseja reformular essa área do seu negócio, saiba que antes de pensar em um projeto de iluminação é preciso considerar as características deste empreendimento. Isso porque, diferente de outras empresas, os shoppings apresentam áreas amplas, pisos numerosos e diferentes tipos de ambientes. E é por este motivo que os cuidados especiais, em termos de arquitetura e luminotécnica, são importantes, principalmente para melhorar a qualidade e economizar neste serviço.

Saiba que a eficiência energética, voltada para os centros comerciais, é uma tendência que ganha cada vez mais espaço no mercado, especialmente pelos investimentos em práticas e tecnologias sustentáveis, que além de terem retorno financeiro ao longo prazo são prestigiados pelo público pelas iniciativas.

Quer saber mais sobre este assunto? Continue lendo!

Projeto de iluminação em shopping: o que considerar?

Ao andar pelos corredores de um shopping, um dos pontos que chamará a atenção é a beleza e a sofisticação, pois, se a iluminação foi pensada em conjunto com a arquitetura atual, é possível criar experiências marcantes para o consumidor, motivando-os a passarem mais tempo no local comprando mais.

Por este motivo é importante pensar em diferentes espaços que compõem a estrutura, sem gerar estresse com ambientes muitos claros e outros muito escuros.

É válido saber que cada ambiente deve ser pensado com estratégia, para embalar o cliente em um ritmo diferente, conforme seu local. Veja:

Iluminação na praça de alimentação

As pessoas permanecem neste ambiente por um longo período, considerando que elas precisam lidar com filas, aguardar o preparo dos alimentos e consumi-los.

O ideal é trabalhar com uma iluminação aconchegante, mas que seja clara para permitir uma boa visualização dos pratos.

Lembre-se de que a aplicação das cores para conferir a identidade dos pratos pode ser interessante, desde que elas não atrapalhem a estética dos alimentos.

 

Iluminação dos centros comerciais e de convivência

A iluminação amena é ideal para não prejudicar a transição entre luz central e luz das lojas.

Os pequenos shoppings costumam adotar uma iluminação demasiadamente fraca nos pontos de circulação de pessoas, para dar maior destaque às lojas, mas isso é um erro.

Existe uma escala de iluminação que deve ser seguida conforme as necessidades de cada centro de compras, para não prejudicar o consumidor, bem como o lojista e seus produtos.

 

Iluminação dos corredores

Ao pensar em iluminação neste ambiente, o ideal seria pensar em um projeto que crie meios para que as pessoas apreciem o ambiente e queiram se manter nele o maior tempo possível.

Mas, saiba que é preciso ter cuidado para que ele não se torne monótono, afinal, os visitantes passam muito tempo nos corredores conferindo as vitrines.

 

Projeto luminotécnico: quais os benefícios?

Vimos aqui muitos benefícios que o projeto luminotécnico proporciona para shopping, mas alguns fatores merecem destaque:

• Valorização da arquitetura;
• Mais destaque e aprovação das lojas locais;
• Mais tempo de permanência dos clientes;
• Maior consumo de alimentos, produtos e serviços;
• Satisfação maior dos consumidores e fidelização.

Vale lembrar que além das vantagens imediatas, o projeto luminotécnico apresenta pontos positivos no médio e longo prazo.

Isso porque as instalações bem planejadas, com produtos de qualidade e amparadas por profissionais qualificados tendem a apresentar menos falhas e exigir menos serviços de manutenção, o que significa menos gastos.

É preciso pontuar também o consumo de energia elétrica. É função da empresa responsável pelo projeto de iluminação verificar as reais dimensões para evitar o uso desnecessário de lâmpadas e outros equipamentos que gastem mais energia.

Saiba que a definição correta das tecnologias utilizadas e das demandas do local, o investimento em uma instalação de pequeno ou grande porte tende a ser sentido por um período mais longo.

 

Que tal implementar tais soluções no seu shopping?

A Styluxbrasil é especialista em projetos de eficiência energética com a utilização de lâmpadas LED e na geração de energia limpa.

Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça a solução ideal para sua empresa.

 

Previous Post
Newer Post