Como a iluminação pública pode tornar cidades mais sustentáveis?

Em tempos de Smart Cities, a iluminação pública tem se tornado cada vez mais um tema de importância para tornar cidades mais sustentáveis e inteligentes.

E o que não faltam hoje são ideias e iniciativas viáveis, já aplicadas em diversos locais do mundo, que podem servir de referência para muitas cidades brasileiras e, finalmente, colocar o país à frente no quesito sustentabilidade de suas metrópoles.

E para mostrarmos como isso é possível na prática, hoje preparamos este post sobre a relação da iluminação pública com a transformação de cidades mais modernas, eficientes e inteligentes.

Vamos conferir? Boa leitura!

Por que cidades devem investir na sustentabilidade de sua iluminação? 

Quando se fala em iluminação pública sustentável, quase sempre nos vêm à mente a questão da redução de custos e de menores impactos ao meio ambiente.

De fato, esses fatores são de extrema importância e estão inseridos no conceito de sustentabilidade também. No entanto, dentro de uma visão de gestor público, é preciso levar em consideração também que um projeto de iluminação inteligente visa também proporcionar outros fatores essenciais em uma cidade, tais como:

  • melhor qualidade de vida;
  • Segurança;
  • Eficiência operacional;
  • Revitalização de espaços;
  • Economia para as contas públicas;
  • Menos impacto ao meio ambiente;
  • Menor consumo de fontes energéticas e poluentes.

E como é possível tornar a iluminação pública mais sustentável?

Seguindo diversos exemplos já aplicados lá fora – e até mesmo em algumas cidades brasileiras – é possível transformar a iluminação pública em um dos fatores mais fundamentais para tornar uma cidade mais sustentável.

A seguir, destacamos algumas ideias viáveis. Confira!

Instalação de luzes de LED

Comprovadamente as luzes de LED consomem menos energia e, de quebra, proporcionam uma iluminação ainda mais eficiente aos espaços.

Prova disso é que diversas cidades, inclusive brasileiras, têm investido em projetos de renovação e substituição de todo o parque de iluminação por essa solução, agregando mais economia, eficácia, durabilidade e qualidade de vida à população.

Uso de fontes renováveis

Hoje, a implementação de projetos sustentáveis ligados à iluminação pública já é uma realidade em muitos locais do mundo.

Em Campinas, por exemplo, praças e parques já são alimentados por energia solar por meio de luminárias especiais e placas fotovoltaicas.

O resultado: mais sustentabilidade, qualidade de vida, economia e satisfação da população.

Monitoramento inteligente

Outra forma de tornar o projeto de iluminação de sua cidade mais sustentável e eficiente é investindo em tecnologias e ferramentas de monitoramento de sua rede.

Hoje, já existem diversas soluções tecnológicas que proporcionam uma gestão mais ampla e inteligente, contribuindo para a otimização de trocas, consertos, manutenções e controles de todo o seu parque de iluminação pública.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre a importância da iluminação pública na transformação de cidades mais sustentáveis e inteligentes. E como bem vimos, tornar isso uma realidade já é completamente viável e como infinitas soluções e iniciativas à disposição.

Gostou? Quer saber mais como tornar a iluminação pública de sua cidade mais sustentável e eficiente? Então, converse agora com um especialista e conheça as soluções da Stylux.

(Imagem: divulgação)

Previous Post
Newer Post