Como montar um projeto de iluminação industrial eficiente?

Muito mais do que melhorar a visibilidade e luminosidade dos ambientes, um bom projeto de iluminação industrial também visa agregar fatores essenciais como redução de custos, segurança dos colaboradores e, inclusive, aumento na produtividade nas linhas de produção.

E para entender melhor que vantagens podem ser agregadas nesse tipo de projeto luminotécnico para sua indústria e, principalmente, como implementá-lo de forma eficiente na prática, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema.

Vamos conferir?

Afinal, qual a real importância de um projeto de iluminação industrial eficiente?

Além dos fatores positivos que destacamos mais acima, um bom projeto de iluminação industrial visa também atender às normas e exigências legais em relação à segurança e qualidade dos ambientes de trabalho no setor.

Por exemplo, a NHO 11 (Norma de Higiene Ocupacional) aborda os níveis de iluminação industrial recomendados para cada tipo de atividade, impondo assim determinados parâmetros nos ambientes internos de trabalho.

Uma outra norma brasileira que aborda a necessidade de um bom projeto de iluminação industrial é a ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013. Nela, diversas orientações e exigências são relatadas para proporcionar ambientes laborais mais seguros e de qualidade nas indústrias.

E quais vantagens agregadas em um projeto de iluminação industrial?

Além do cumprimento de normais legais, um projeto luminotécnico para sua indústria tende a agregar inúmeros outros benefícios práticos, tanto na rotina dos colaboradores, como para o próprio desempenho do negócio.

Para entender melhor, destacamos algumas dessas vantagens:

Visibilidade

Na implementação de um projeto de iluminação industrial, a visibilidade é um dos pontos mais importantes a serem calculados.

Para isso, deve-se levar em consideração não só o nível de claridade que o projeto pode proporcionar aos ambientes, como também os meios utilizados para que isso se torne mais eficiente.

Por exemplo, o aproveitamento de luz natural, o layout dos espaços, a presença de sombras etc.

Redução de acidentes

Uma outra vantagem a ser levada em consideração na elaboração de um projeto de iluminação industrial é a questão da segurança agregada nessas soluções.

Todo processo produtivo é passível de acidentes e falhas, o que pode ser acarretado por falta de luminosidade adequada nos ambientes.

Logo, uma iluminação mais eficiente na indústria tende também a reduzir esses riscos.

Redução de custos

Hoje, graças ao advento de novas tecnologias e energias mais limpas, o seu projeto de iluminação industrial pode ser mais eficiente e, ao mesmo tempo econômico.

Luzes de LED, painéis fotovoltaicos e até mesmo o uso de fontes renováveis já são uma realidade no setor industrial, o que tem permitido gerar energia limpa e sustentável para inúmeras atividades produtivas.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre a importância e vantagem de um bom projeto de iluminação industrial. E hoje, empresas especializadas como a Stylux oferecem diversas soluções e tecnologias para tornar a sua indústria mais moderna e eficiente nesse quesito.

Por isso, converse agora com um de nossos especialistas e conheça todas as soluções de iluminação industrial que sua empresa pode implementar.

(Imagem: divulgação)

Previous Post
Newer Post