Smart Cities: Conheça alguns exemplos no Brasil e no mundo

No Brasil e no mundo, o conceito de Smart Cities – ou cidades inteligentes – tem crescido consideravelmente e proporcionado mais eficiência, segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para os seus habitantes.

A ideia de Smart City surge com o advento de novas soluções tecnológicas implementadas nos mais variados setores da sociedade, como iluminação, infraestrutura, tratamento de águas, transporte, entre outros, e que, na prática, permitem inovar e transformar modelos convencionais em novas experiências de vida, literalmente.

E para conhecer alguns desses modelos de Smart Cities e seus projetos pelo Brasil e pelo mundo, nós preparamos este post com 4 exemplos de referência.

Vamos conferir e nos inspirar? Boa leitura!

O que são Smart Cities?

Na tradução literal uma Smart City se refere a uma Cidade Inteligente. Ou seja, é um modelo de comunidade que utiliza soluções tecnológicas variadas para proporcionar mais eficiência operacional, sustentabilidade e qualidade de vida para seus cidadãos.

Na prática, essas ações podem ser infinitas e englobar diferentes setores e tecnologias, como fontes de energias mais limpas, tratamentos de resíduos e lixos, transportes públicos mais modernos, sistemas de iluminação mais inteligentes etc.

Quais exemplos de Smart Cities no Brasil e no mundo?

Há muitos modelos de Smart Cities espalhados pelo planeta, cada qual com iniciativas e ações diferentes. Mesmo no Brasil, muitas prefeituras têm apostados em ideias e projetos inovadores, que têm transformado não apenas a dinâmica desses lugares, como também o estilo e a qualidade de vida dessas populações.

Para conferir alguns desses modelos de referência, nós trouxemos os seguintes exemplos de Smart Cities:

Cingapura

O gigante asiático viu sua economia crescer exponencialmente nos últimos 20 anos e boa parte desse sucesso está atrelada ao investimento pesado em tecnologias e soluções inovadoras na infraestrutura da cidade.

Além de toda a modernidade de suas construções, Cingapura se identifica como uma Smart City por diferentes fatores, desde a gestão de seu governo, até a infraestrutura oferecida a seus cidadãos.

Um exemplo de destaque é que, em 2019, o governo decidiu investir todos os esforços na segurança pública da cidade com implementação de câmeras inteligentes, transportes coletivos sem combustão, uso de energias renováveis para a iluminação de vias, entre outros.

Amsterdã

Conhecida como uma Smart City, especialmente no que se refere ao sistema de transporte sustentável, a capital holandesa tem muito a compartilhar com o mundo.

Famosa por incentivar o uso de bicicletas em toda a população, Amsterdã tem uma das taxas mais baixas na emissão de gases poluentes da Europa, mas isso não se limita somente às ações relacionadas ao transporte e bem-estar dos cidadãos.

Nos últimos anos, muitas indústrias locais reviram seus sistemas de produção energéticas e ganharam incentivos do governo local para a implementação de alternativas mais limpas e modernas.

Rio de Janeiro

Recentemente, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a troca completa de todo o seu parque de iluminação pública, substituindo assim mais de 500 mil luminárias por tecnologia LED.

Na prática, isso visa agregar mais segurança e beleza estética às vias públicas, além de trazer mais sustentabilidade e economia para os cofres da cidade.

Outra iniciativa do Rio foi a expansão do Centro de Controle municipal, que vai instalar mais de 10 mil câmeras de monitoramento em pontos estratégicos e melhorar o controle do tráfego e da segurança pública.

Campinas

Entre as Smart Cities brasileiras, vale destacar algumas iniciativas assumidas em Campinas nos últimos anos.

Uma delas é a instalação de câmeras inteligentes, que passaram a ajudar a prefeitura na identificação de roubos e crimes na cidade.

Além disso, o sistema de iluminação local serve como referência de qualidade e sustentabilidade para outras regiões no Brasil, tendo em vista o uso de LED em praticamente todo o território da cidade.

Enfim, essas são algumas das Smart Cities de destaque no Brasil e no mundo, que têm apostado em alternativas mais modernas e inteligentes na infraestrutura de suas cidades. E, hoje, essas soluções são cada vez mais viáveis e possíveis no país, tendo empresas especializadas nos mais diferentes setores, proporcionando mais economia, eficiência e qualidade de vida para a sociedade.

A Stylux é uma delas e oferece soluções inovadoras para a geração de energia limpa e sustentável para cidades inteligentes. Converse com um especialista e saiba mais!

(Imagem: divulgação)

Previous Post
Newer Post