A importância da iluminação em ambientes de trabalho

Um bom projeto de iluminação para ambientes de trabalho vai muito além da instalação de lâmpadas em locais estratégicos. Ele precisa considerar também outros fatores essenciais, como eficiência, bem-estar e segurança desses espaços.

Por isso, para abordar um pouco mais sobre a importância dessa estratégia, hoje preparamos um post exclusivo de como a iluminação influencia na qualidade da rotina de uma empresa e quais as vantagens de se investir em um projeto inteligente.

Vamos conferir? Boa leitura!

Quais as vantagens agregadas pela iluminação em ambientes de trabalho?

Como bem destacamos, um bom projeto de iluminação corporativa deve prezar por fatores essenciais, tais como eficiência do local, assim como o bem-estar e segurança daqueles que ali transitam no dia a dia.

Dessa forma, sabendo definir e escolher o melhor projeto para a sua empresa, tenha certeza de agregar os seguintes aspectos em sua rotina:

Melhor desempenho das atividades

Um local mal iluminado no ambiente de trabalho pode influenciar diretamente na qualidade e desempenho das atividades profissionais, além claro de proporcionar mais riscos ao ambiente.

Sendo assim, é fundamental que o gestor entenda a iluminação como uma estratégia relacionada à eficiência de sua empresa. Em outras palavras, quanto mais adequado for o seu projeto, maior tende a ser a produtividade de seus colaboradores.

Redução de custos

Como sugerimos no início do texto, um projeto de iluminação para ambientes de trabalho não se resume a instalação de lâmpadas em locais estratégicos. Pelo contrário! Em muitos casos, é possível recorrer menos à energia elétrica e usufruir, por exemplo, de mais luminosidade natural.

Além disso, projetos mais modernos prezam cada vez mais pela eficiência e sustentabilidade da iluminação nesses ambientes, o que consequentemente proporciona menos consumo e menos custos no final do mês.

Agrega mais segurança

A iluminação adequada é fator primordial para a segurança de ambientes de trabalho, independentemente da área de atuação.

Acidentes são passíveis de ocorrer em qualquer local e má iluminação pode ser a causa deles em muitas ocasiões, seja dentro de um ambiente industrial, seja em um simples escritório corporativo.

Sendo assim, avalie sempre os riscos, consulte os colaboradores e defina projetos que agreguem mais segurança aos seus ambientes de trabalho.

Adequação às NRs

Aproveitando o gancho acima, mais do que uma recomendação, a implementação de um projeto de iluminação adequado em ambientes de trabalho é uma obrigação de toda empresa, previsto em leis e normas nacionais, tal como a NR 17.

Ou seja, o cumprimento desses regulamentos não só agrega para a segurança e o bem-estar dos ambientes, como também enquadram a organização dentro das obrigações necessárias, evitando assim possíveis penalidades dos órgãos fiscalizadores.

Em resumo, esse é um pequeno panorama sobre a importância da iluminação em ambientes de trabalho e como isso deve ser encarado como uma estratégia entre as empresas, possibilitando agregar vantagens práticas, tanto para o desempenho do negócio, como para a redução de custos e consumo.

Gostou? Quer saber como implementar projetos mais inteligentes e sustentáveis em ambientes de trabalho de sua empresa? Então, converse com um de nossos especialistas e conheça mais sobre as soluções da Stylux.

(Imagem: divulgação)

Previous Post
Newer Post