Sustentabilidade Industrial: por que investir nessa ideia?

Quando o assunto é sustentabilidade industrial, automaticamente pensamos nos impactos ambientais que uma indústria pode acarretar em suas operações, correto?

No entanto, esse tema é muito mais amplo do que se imagina e, além dessa preocupação, investir em ações e estratégias mais sustentáveis no setor pode agregar também inúmeros benefícios internos, como redução no consumo de energia, otimização de processos, melhorias operacionais e eficiência produtiva.

E é justamente sobre isso que vamos abordar ao longo deste material hoje e mostrar como a ideia de sustentabilidade industrial abrange muito mais do que uma preocupação com os impactos ao meio ambiente.

Vamos conferir?

Afinal, o que é sustentabilidade industrial?

Podemos definir sustentabilidade industrial como um conjunto de práticas e ações que uma indústria assume, com o objetivo de desenvolvimento mais sustentável de suas operações e resultados.

E como bem destacamos acima, muito além da questão dos impactos causados ao meio ambiente, a sustentabilidade industrial abrange outros pontos fundamentais em seu conceito, tais como fatores sociais, econômicos e estratégicos.

Em outras palavras, a sustentabilidade industrial visa minimizar os efeitos das operações industriais ao meio ambiente, mas ao mesmo tempo, agregar benefícios práticos à empresa.

E que vantagens são agregadas com a sustentabilidade industrial?

Investir na sustentabilidade industrial pode proporcionar inúmeros benefícios práticos à uma indústria, desde o âmbito social, até o estratégico.

E para mensurar isso de forma mais detalhada, nós destacamos alguns ganhos indiscutíveis nesse tipo de investimento:

  • Redução no consumo energético;
  • Otimização de processos;
  • Aumento de produtividade e vendas;
  • Aumento da segurança de colaboradores;
  • Minimização de erros, falhas e desperdícios;
  • Melhoria na qualidade do ambiente;
  • Fortalecimento da marca.

E que tipos de soluções já existem?

Há uma infinidade de soluções disponíveis de sustentabilidade industrial no mercado. Mas como bem destacamos, este conceito pode – e deve – abranger muitos outros fatores além dos impactos ambientais inerentes às operações de uma indústria.

Assim, podemos destacar soluções inteligentes e práticas, que podem ser implementadas em qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor de atuação.

É o caso, por exemplo, de projetos de iluminação industrial, que além de minimizar os impactos ao meio ambiente, ainda agregam inúmeras vantagens internas e estratégicas para a empresa, como redução no consumo de energia, aumento na produtividade, mais segurança etc.

Conheça algumas dessas soluções:

Iluminação LED

A iluminação sempre foi fator de extrema importância no ambiente industrial e, hoje, com o advento de novas tecnologias, isso pode agregar mais segurança, eficiência e, claro, economia.

Exemplo prático de solução inteligente para a iluminação industrial é o uso de LED nesses ambientes, o que pode reduzir em até 80% o consumo de energia, melhorar a luminosidade local, evitar manutenções e trocas e agregar mais produtividade às operações.

Fontes de energia limpa

Há também diversas soluções de sustentabilidade industrial a partir de fontes de energia limpa, tais como a instalação de placas fotovoltaicas, reaproveitamento de insumo, biodigestores etc.

Aqui, vale destacar ainda os riscos eminentes da insuficiência energética que o país tem previsto para os próximos meses e anos, já que nossas fontes convencionais estão no limite de produção.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre sustentabilidade industrial e como este conceito vai muito além dos impactos gerados ao meio ambiente nas operações e como fatores estratégicos também podem ser agregados nesse tipo de investimento, tais como redução do consumo energético, aumento de produtividade, segurança e até mesmo fortalecimento da marca no mercado.

Gostou? Quer saber como implementar tais soluções na prática em sua empresa? A Styluxbrasil é especialista em projetos de eficiência energética com a utilização de lâmpadas LED e na geração de energia limpa. Entre em contato com um de nossos especialistas  e conheça a solução ideal para sua empresa.

(Imagem: divulgação)

Previous Post
Newer Post