Cidades inteligentes: o papel da iluminação em centros urbanos modernos!

O conceito de Cidades Inteligentes, ou Smart Cities, vem cada vez mais se popularizando no Brasil e no mundo, e literalmente transformando o modo de vida de seus cidadãos por meio de novas experiências e tecnologias.

E entre as inúmeras soluções propostas nesse modelo de sociedade moderna, a iluminação pública tem papel essencial e indispensável dentro dos projetos de cidades inteligentes.

Para explicar e mostrar a importância disso na prática, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema.

Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto ao ponto. Boa leitura!

Qual é a importância da iluminação pública nas cidades inteligentes?

Uma boa iluminação pública possibilita agregar inúmeros benefícios práticos aos ambientes de uma cidade, que vão desde o melhor aproveitamento desses locais pelos cidadãos, até a redução da criminalidade.

Para se ter uma ideia, um experimento realizado em Nova York, apontou uma queda de 36% dos crimes noturnos, apenas com a reformulação de seu parque de iluminação.

Imagine então agregar tudo isso e, em paralelo, conseguir também reduzir o consumo, aumentar o tempo de manutenções e trocas, melhorar a gestão, disponibilizar recursos aos cidadãos, entre outros benefícios?

Esse conjunto de ações, que une eficiência, produtividade e sustentabilidade, é o que define de melhor o conceito de iluminação pública das cidades inteligentes.

Mas quais os principais desafios da iluminação nas Smart Cities?

Até então, a necessidade de grandes investimentos, escassez de tecnologias e a falta de conhecimento de soluções disponíveis poderiam servir como desafios para projetos de cidades inteligentes no Brasil.

Porém, hoje, esse cenário é bem diferente e o que não faltam são meios viáveis de implementar ideias e ações inteligentes em qualquer que seja a cidade.

De programas de incentivo do governo federal a empresas especializadas em soluções de iluminação inteligente, os gestores públicos têm à disposição uma série de possibilidades a ser implementada em suas cidades, agregando inúmeros benefícios, tanto ao cidadão, como à sua gestão.

E como transformar uma cidade inteligente?

Como bem destacado, os meios de transformação de uma cidade inteligente são infinitos e muito variados. Além disso, hoje, há uma gama enorme de soluções à disposição dos gestores e governos que visam essa evolução e desenvolvimento para suas cidades.

No que se refere à projetos de iluminação pública em Smart Cities, por exemplo, já é possível implementar projetos no Brasil com o uso de tecnologia LED, geração de energia por fontes renováveis e recursos sustentáveis.

Além disso, softwares e sistemas de gestão também são exemplos de soluções existentes disponibilizados por empresas de Smart Energy, que garantem mais otimização, redução de custos e maior produtividade nas cidades.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações sobre o importante papel da iluminação pública nas cidades inteligentes e como a aplicação desse conceito não se limita apenas a países mais desenvolvidos. O Brasil também já possui e oferece esse tipo de tecnologia e, inclusive, já apresenta algumas cidades como exemplos de referência internacional!

Curtiu as dicas? Quer saber mais sobre Cidades Inteligentes e que tipos de soluções podem ser implementadas na prática? Então, converse com um de nossos especialistas e conheça as tecnologias da Stylux!

(Imagem: divulgação)

Previous Post
Newer Post